Você sobe de Lençóis pela famigerada Serra do Veneno, passa pelo Poção do Capivari e segue até a Cachoeira da Mixila. Pernoite no Capão caso esteja muito cansado ou volte para Lençóis, já que no dia seguinte haverá muita estrada até Andaraí.Dia 5 – De Lençóis para Andaraí ou Igatu, passando pelo Poço Encantado e Poço Azul É o dia de visitar duas das maiores joias da Chapada, o Poço Encantado e o Poço Azul. Onde fica a Chapada Diamantina e quais as principais cidades-base?

Logo no segundo dia, segue para a Cachoeira do Capivari numa tranquila caminhada de uma hora.No terceiro dia sobe-se rio acima até a Toca do Macaco, onde ficam as mochilas e segue-se pelo leito do Córrego, para alcançar a Cachoeira da Fumaça por baixo. A maioria dos passeios tem a refeição inclusa ou ela custa cerca de R$ 30.

Onde fica a Chapada Diamantina? Basta seguir seu guia e tudo bem. As águas azuis translúcidas dão MUITA vontade de mergulhar. Mas eu tinha novos companheiros de viagem, 13 anos a mais de vivências e um guia ótimo chamado Edmilson (aka Mil). Na segunda vez, em 2014, tudo continuava mágico e muito especial. Assine o nahestrada.com e receba notificações de novas publicações.Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) É possível escolher roteiros por cima e por baixo. Como não tinha diamantes, o Vale do Pati foi explorado por suas terras férteis e ali cresciam banana, café, arroz, jaca e verduras. Garanto que se decidir ficar um mês por lá, ainda voltará pra casa sem ver tudo.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um território que fica na Bahia. Veja tudo sobre Onde fica a Chapada Diamantina e mais informações. Ele começa em um quilombo próximo ao do Rio Marimbus. Localizada em Ibicoara, tem opções de roteiro de um ou dois dias, geralmente combinado com a Cachoeira do Buracão. O Ribeirão do Meio tem um tobogã natural super divertido. Nos Ribeirões também há aquelas tipo banheiras de hidromassagem naturais e quedas d´água.

Na volta, uma parada estratégica para contemplar o pôr do sol no Morro do Pai Inácio, o mais lindo da Chapada Diamantina e um dos mais marcantes da vida. Quando ir à Chapada Diamantina?
Ao chegar no topo segue-se por mais 1 hora até a parte de cima da Cachoeira da Fumaça e seus 340 metros de altura. Também é possível pegar um vôo de Salvador para Lençóis, mas são muito caros e acabam não valendo a pena. Pelo menos a vista da cidade de cima da montanha foi bonita, mas não foi fácil achar o caminho de volta, só Oxóssi na causa. No decorrer do caminho você passa pela cachoeira, pelo poço e vai até o rio. O contraste entre a cor clara das pedras com a escura da água é incrível! A história é controversa, mas a vista é inesquecível.Dia 4 – Ida para o Vale do Capão e Cachoeira da Fumaça O terceiro dia a partir de Lençóis dia costuma ser intenso. A cidade de Lençois, a 426 quilômetros de Salvador, é a principal cidade-base para visitar a região, e a mais famosa. A pergunta certa aqui deveria ser qual é a quantidade mínima de dias para consegui ter um gostinho do que é a Chapada Diamantina?Bom, como as distâncias entre os principais atrativos costumam demorar um pouco, o ideal seria ter, no mínimo, 5 noites disponíveis para essa viagem. Onde: Praça 15 de novembro, sem número – Centro.

Fiz uma seleção bem democrática, afinal, como sempre falo, é preciso escolher o … Depois de dormir em Igatu ou em Andaraí, parta para Ibicoara. A sensação é de estar no Jurassic Park. Não esqueça de levar comida e garrafa de água que podem ser enchidas no caminho na bicas de águas cristalinas. Afinal são lugares espetaculares e você não merece apenas “sobreviver”, mas aproveitar e contemplar cada instante.Com certeza uma das caminhadas mais difíceis do Parque Nacional, demanda muito esforço e treino dos participantes. Margeando o Rio Pati você se sentirá como no Parque dos Dinossauros, tamanha a cara de Jurassic Park que o cenário tem. Ambos os roteiros são pesados, mas ao escolher o de dois dias você distribui um pouco mais o esforço. Visite Igatu no fim do dia. Não é nada impossível para quem não tem prática de trekking, mas a cada passeio extra você desgasta o corpo e fica um pouquinho mais cansado, por isso é melhor ter uma boa resistência física. Também ali vale contratar um guia e fechar alguns passeios para os próximos dias. Onde fica a Chapada Diamantina? Uma das mais compridas e largas da Chapada, é boa para quem é medroso de caverna (eu sou!). Um espetáculo abissal. Ganhou esse nome pela formação rochosa semelhante ao Castelo de Greyskull, do desenho do He-Man.

Vamos ao roteiro básico primeiro:Num primeiro dia em Lençóis, geralmente fim da tarde, recomendo dar uma rápida volta na cidade para se localizar um pouco. O parque da Chapada Diamantina está situado no centro da Bahia, a 420 quilômetros de Salvador. Se tiver menos dias no seu roteiro, pule esse dia e vá direto para o dia 3. Onde ficar em Lençóis na Chapada Diamantina. Você chega até ela caminhando ou nadando por um cânion estreito, todo de pedras estratificadas. Uma hora de caminhada o separa da Cachoeira do Buracão. É uma espécie de checklist que incluímos no roteiro básico acima. Mesmo se disserem a você que a cachoeira está seca – o que acontece em boa parte do ano – não deixe de ir: a vista é ESPETACULAR e nesse roteiro básico você não verá nada parecido. Não à toa deixei essa cachoeira para o fim do roteiro. O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no estado da Bahia, a 420 km de Salvador, e ocupa uma área de 1.520 quilômetros quadrados. É um local que pode ser visitado o ano inteiro, cabendo ao turista decidir suas preferências. Quando você avista a queda, parece absolutamente impossível que a água caia tão cenograficamente no canto de um grande coliseu de rochas empilhadas. Porém, nenhuma tem tanta variedade de atrações como a Chapada Diamantina. Já fui três vezes e a cada ano fico pensando quando será a próxima viagem para lá.

Ele fez o roteiro por baixo de um dia.

De lá começa a caminhada de 12 quilômetros de ida e volta até a Cachoeira da Fumaça, a segunda mais alta do Brasil, com 340 metros. É hora de seguir de carro por 75 quilômetros até o Vale do Capão (ou Caeté-Açu). Essencial, mas muita gente esquece.